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Está perdendo seus clientes para os concorrentes: saiba os motivos

27
JUN

Está perdendo seus clientes para os concorrentes: saiba os motivos

Faz quanto tempo que você não vê seus clientes? Um, dois meses? Provavelmente ele já está na sua concorrência. Nenhuma empresa está a salvo do abandono dos clientes, ainda mais na velocidade da atualidade. 

Mas, a culpa é da velocidade com que os negócios andam? Não, a culpa é da sua empresa. De nada adianta ficar sentindo-se traído pelo cliente e se colocar no lugar de vítima. Seja ativo quando isso acontece e tente entender o motivo. 

 

Motivos para perder clientes para os concorrentes 

Para toda ação tem uma reação. É provável que o cliente já tivesse dado algum indício que não estava satisfeito. Repense no relacionamento da empresa com o cliente e tente identificar o erro. 

Calma, sabemos que é espantoso quando um cliente desiste da sua empresa e compra da concorrência, por isso, estamos aqui para te ajudar.

Continue lendo e confira os principais motivos da sua perda de clientes para os concorrentes. 

 

A qualidade do que você entrega mudou 

Esse é um dos grandes e principais motivos para seu cliente ter abandonado sua empresa e ter escolhido a concorrência. A qualidade tem impactos em muitos setores da empresa, como atendimento e serviço ou produto. 

Esses dois são os principais pontos onde a qualidade na entrega para o cliente somente pode melhorar. Quando piora, o cliente sente imediatamente. 

O principal fator para que a qualidade na entrega não esteja atingindo a expectativa do cliente, é a redução de custos. Sabe aquele colaborador que não é tão qualificado, mas que aceitou um salário mais baixo? Ele pode estar espantando seus clientes. 

As armadilhas nos cortes de custos da sua empresa estão nas consequências. Por isso, é necessário planejar cada passo que será dado na sua empresa, para entregar a qualidade esperada pelo cliente e continuar mantendo a fidelidade e confiança intactas. 

 

Sua equipe não conhece o público-alvo 

A agilidade da evolução das mudanças no mercado tem impacto direto nos seus consumidores, na forma em que eles compram, e consequentemente, no andamento do seu negócio. 

Muitas empresas pecam em não acompanhar a evolução do mercado e acabam perdendo espaço para a concorrência. Isso acontece porque o seu concorrente acompanhou o ritmo do mercado, entendeu o cliente e suas necessidades e entregou a melhor experiência de compra. 

Sua equipe sabe quem é o cliente? É preciso que ela conheça suas necessidades e desejos melhor que ele mesmo. O grande segredo para conhecer o cliente é saber ouvir. Mostre-se interessado e saiba interpretar as respostas do cliente. 

 

Falta de inovação 

Cada dia novos concorrentes estão entrando no mercado, com novas tecnologias, produtos e diferenciais que destacam a empresa. Para bater este ponto, é preciso estar preparado com criatividade e ligado na inovação. 

A tecnologia existe para facilitar os métodos e o dia a dia dos clientes. O cliente também está de olho nas tendências do mercado, por isso, é fundamental estar antenado e antecipar a solução.

A inovação pode ser utilizada na resolução de problemas que há tempos vem acontecendo, além de facilitar a relação com seu cliente. Um setor que pode ser facilmente melhorado, além do serviço/produto, é o setor de atendimento. Existem inúmeras automações que auxiliam neste quesito. 

 

Conclusão 

Nesse cenário competitivo e dinâmico no qual as empresas estão inseridas é preciso estar de olho na inovação e no futuro, se reinventando sempre que necessário. Manter a fidelidade do cliente nem sempre é fácil, mas, com criatividade, é possível encanta-lo no dia a dia. 

Nessas horas, é fundamental contar com uma parceira de negócios que tenha uma visão do futuro. 

Seta Cima